Duca nasce com reputação nas alturas

Em Recife, holding junta três das principais agências de publicidade da região, desprezando as previsões negativas da economia para ganhar em escala. Segundo o grupo, o negócio seria o maior da área de publicidade e comunicação do Norte e Nordeste.

 

“Prazer, somos a Duca. Uma holding empresarial que nasceu do espírito inquieto e empreendedor de duas das mais consistentes, ousadas e criativas agências da região: Ampla e Plano B.
A Duca é capitaneada por Queiroz Filho, um dos profissionais de comunicação mais premiados e reconhecidos do país. E já abre as portas com empresas protagonistas nos mercados em que atuam: a própria Ampla — que conta com operações em Pernambuco e no Espírito Santo — e a novíssima e estreante BG9. Uma agência criada a partir da união audaciosa entre a Plano B, reconhecida por seu DNA jovem e arrojado, e o Gruponove, que, em 42 anos de história, ajudou a construir marcas líderes, produziu diversos cases de sucesso e acumulou os mais importantes prêmios do Nordeste.”

 

O trecho acima faz parte da apresentação da holding em seu site. Aos desavisados, pode parecer papo megalomaníaco típico de pernambucano, mas nada do que está escrito é exagero. Juntas, as agências da holding são as mais premiadas do Norte/Nordeste, somando não apenas os principais prêmios regionais e nacionais de criatividade, como também o “Great Place to Work”, que a Ampla recebe desde 2011 (para quem tiver interesse, a lista dos prêmios está aqui).

 

 

Ampla:

160 funcionários

Alguns dos clientes:

Claro, Fiat Regional,Odebrechet,

P&G, Pitu, Rede Globo,Sebrae,

Governo do ES e Vale

 

BG9:

60 funcionários

Alguns dos clientes:
Brilux, Shopping Rio Mar,

AACD, Johnson&Johnson,

BIC, Mondelez e Lacta


Queiroz Filho no lançamento da holding que terá 25 funcionários

 

Meta é dobrar o valor da carteira
Os números para o novo empreendimento são animadores. O grupo iniciou as atividades em dezembro de 2015 movimentando R$ 300 milhões de reais, valor que eles esperam dobrar até 2020, considerando a possibilidade de aquisições de outras agências de publicidade pelo país.


A ideia do novo negócio é ganhar escala, unindo talentos para oferecer melhores serviços aos clientes, mas também fomentar o mercado local. “A Ampla, em seus 40 anos de história, liderou quase todas as grandes transformações do mercado local e foi pioneira na implantação de novas expertises e novas tecnologias. É uma agência que além de crescer com seus próprios clientes, ajudou todo o mercado publicitário nordestino a crecser também.”, diz Queiroz Filho. 

 

Inovação como palavra-chave
O grupo Duca conta com a parceria da Sodet, empresa de tecnologia e inovação comandada por Silvio Meira (considerado, pela revista Info Exame, uma das cem pessoas mais importantes das tecnologias da informação no Brasil) e Teco Sodré (outra autoridade em tecnologiae inovação). Eles têm a missão de conduzir o Duca Innovation Labs. Um braço do grupo estendido para provocar, estudar e prototipar novos sistemas, plataformas, tecnologias e novos negócios para a Duca e seus clientes. A ideia faz total juz ao acrônimoque nomeia a holding - para quem não pescou, Duca é umaforma polida para dizer “ducaralho”.

 

Mas será que vai dar certo?

Como todo discurso publicitário, o que apresenta o Grupo Duca enaltece atributos de valor. Nele, conceitos como “ousadia, tradição, inovação e tecnologia” se fundem à “sólida experiência e valores éticos”. O desafio da holding agora é o mesmo de qualquer outra fusão: qual será a cultura organizacional que prevalecerá? Se na Ampla esta questão pouco impacta, já que a holding serve para gerenciar as partes administrativa e financeira das empresas - mas elas continuam independentes - no grupo BG9 o questionamento tem mais peso.

 

Consciente da dúvida que paira sobre esta fusão, as empresas respondem com uma provocação:“duvide que a união da Grupo 9 com a Plano B vai gerar grandes resultados. Duvide da nossa coragem para liderar uma mudança na Comunicação. Duvide da nossa garra para competir com grandes players do mercado. Duvide porque a gente é apaixonado por desafios”. 

 

 

 

 

 

 

Please reload

© DNA Criativo